Neuras da Mamãe - Blog

TDAH e o uso do banheiro

Uma questão frequente no consultório quando atendemos casos em que se suspeita de TDAH (Leia nosso texto sobre este transtorno) é a queixa dos pais em relação aos escapes de xixi na cama de seus filhos, principalmente quando já são maiores e não tem mais idade para usar fraldas.

O que muitos não sabem é que existem uma relação entre o TDAH e essa é apenas mais uma das possíveis comorbidades (quando há mais de um transtorno presente no mesmo paciente) que podem existir juntamente com este quadro.

Além do famoso escape de xixi, que aqui chamaremos pelo nome científico Enurese, há também crianças que apresentam dificuldades para fazer cocô, o que leva o nome de Encoprese.

Mas afinal, o que é Enurese e quando ela acontece?

Enurese é um distúrbio esfincteriano, neste caso está relacionado com o controle da urina no corpo humano. Esse transtorno faz com que a criança acabe demorando mais tempo do que o esperado para poder segurar o xixi quando dorme, ou até mesmo durante o dia sem ter que ir ao banheiro, elas simplesmente não conseguem fazer xixi na hora certa e/ou n lugar certo, pois demoram a entender como funciona esse processo.

Isso pode acontecer devido a uma imaturidade neurológica, e muitas vezes há histórico familiar dessa mesma dificuldade, ou pode ser de fundo emocional, ou seja psicológico, neste caso normalmente a criança já sabia ir ao banheiro de forma adequada, não tinha mais escapes nem diurnos, nem noturnos, porém por alguma questão emocional ou uma desestruturação familiar ela volta a fazer xixi, na cama ou a ter escapes diurnos.

E a tal da Encoprese, o que é?

Encoprese é quando a criança demora para se adaptar ao processo de ir ao banheiro fazer cocô na hora e lugar certos. Sabemos que é normal as crianças demorarem a se adaptar em ir ao banheiro até os 4 anos e meio ou 5 anos.

Porém este distúrbio não se trata somente de a criança defecar na hora e/ou lugar errados, mas também pelo fato dela segurar sua ida ao banheiro até o ponto em que não consegue mais suportar e acaba deixando escapar.

Mas qual é a relação que o TDAH tem com essas questões?

É muito comum vermos casos de crianças com TDAH que estão associados com pelo menos uma dessas duas condições e isso se dá pelas próprias características do transtorno.

Já sabemos que crianças com TDAH são imaturas, é uma característica comum deste quadro. Há estudos que mostram que as estruturas internas do cérebro que controlam a produção e excreção do xixi e do cocô demoram muito mais para amadurecer em crianças com TDAH do que em crianças que não apresentam este transtorno.

Outra questão que precisa ser levada em consideração é o fato de crianças com TDAH demorarem mais para poder se planejar, organizar e se antecipar aos acontecimentos, outro fator é a dificuldade que estas crianças tem em deixar a atividade em que estão envolvidas para poder ir ao banheiro no momento adequado, pois para eles é chato interromper o que lhes agrada para fazer isso.

A percepção que estas crianças têm do funcionamento de seu corpo é diferente, sendo mais lento, isto é, tendo realmente dificuldade para conseguir entender suas necessidades. Pode parecer estranho e até difícil entender essa situação, pois nós adultos já estamos habituados, já temos capacidade de controlar e nos engajar nessa tarefa que parece óbvia.

O que devo fazer se meu filho apresenta uma dessas condições?

Primeiramente é muito importante ter paciência com a criança, pois bater ou punir a criança de alguma forma, por ela não conseguir lidar com o controle do xixi ou do cocô não irá resolver o problema.

Compreender que essa situação acontece devido ao quadro de TDAH é fundamental para nos dar uma dose a mais de paciência, pois agora já se sabe que a criança com este diagnóstico realmente irá demorar mais para se adaptar ao uso adequado do banheiro.

Em caso de que se perceba ou desconfie que pode haver questões emocionais envolvidas na dificuldade se recomenda buscar auxilio em psicoterapia e focar o tratamento nesta condição específica até que se possa saná-la.

Deixe um comentário

cinco × 4 =

PROCURANDO ALGUM TEMA?

CATEGORIAS

NEURODESENVOLVIMENTO

Aqui iremos falar tanto do desenvolvimento esperado quanto daquele que já tem algum atraso e pode ser sinal de alerta para procurar ajuda profissional.

APRENDIZAGEM

Como as crianças aprendem é algo muito estudado atualmente e hoje sabemos q diversos fatores podem afetar a aprendizagem dos pequenos.

AUTISMO

Atualmente um tema com muita repercussão, mas que ainda gera muitas dúvidas, abordaremos este tema com carinho.

COMPORTAMENTO

Falaremos de tudo o que envolve o comportamento dos pequenos, desde sua personalidade, temperamento, até birras, bullying e outros temas relacionados.

Andrea Luccas - Neuras da Mamãe

ANDREA LUCCAS

CRP: 06/99643​

Thais Peleias - Neuras da Mamãe

THAIS PELEIAS​

CRP: 06/100880​

E-BOOK DO BLOG

Fique ligado, em breve estará disponível nosso E-book, criado com muito carinho, tratando de assuntos relacionados ao nosso blog.

CONTATO

Entre em contato conosco por e-mail ou, se preferir, encaminhe uma mensagem, preenchendo o formulário abaixo:

2019 – Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido pela empresa Klick Saudável
Sites para Profissionais da Saúde