Neuras da Mamãe - Blog

Como a prematuridade pode influenciar no desenvolvimento da criança?

Uma dúvida frequente entre as pessoas que não estudam a saúde de uma forma geral, é sobre até qual idade gestacional o bebê é considerado prematuro, então é importante que a gente inicie esclarecendo que bebês nascidos até a 37 semana de gravidez, são considerados prematuros. 

Cerca de 30 a 40% dos bebês hoje em dia nascem de forma prematura, as causas apesar de muitas vezes inexplicáveis podem ser muitas, envolvendo causas relacionadas ao bebê ou a saúde e condições da mãe.

Sequelas respiratórios, oftalmológicas e neurológicas são as mais evidentes e como somos neuropsicologas, vamos focar nas consequências neurocomportamentais e de aprendizagem.

Quais as consequências neurológicas?

Elas acontecem visto que a partir do 6 mês de gestação o cérebro do bebê passa por modificações fundamentais para o desenvolvimento humano, portanto se o bebê nasce de forma precoce, seu ciclo de desenvolvimento neuronal não está completo.

Há consequências negativas que já são possíveis acontecer de forma imediata, ou nos primeiros meses já são perceptíveis como 7% está sujeito a um AVC infantil,  5% deficiência intelectual, 2% de surdez (devido a quantidade de antibióticos), 2% cegueira e paralisia cerebral (lesões cerebrais permanentes, afetando parte motora de forma severa).

E em alguns casos a criança passa ilesa aos efeitos imediatos, mas a longo prazo observamos uma criança com dificuldade cognitiva quando comparada as outras. O que pode ser resultado de um rebaixamento de QI, incapacidade de planejamento e organização, memória ruim e déficit de atenção.

Do ponto de vista motor, crianças prematuras tem mais riscos de distúrbio, dificuldades no planejamento da coordenação motora e habilidades visuomotoras.

Levando em consideração os prejuízos cognitivos e motores citados acima, fica quase que óbvio o porquê a criança prematura ter 6x mais risco de apresentar problemas de aprendizagem quando comparada a uma que nasceu a termo (dentro do esperado).

A prematuridade está associada a um grande risco de transtornos de desenvolvimento, como o tdah (leia nosso texto sobre), tea (leia nosso texto sobre), transtorno do desenvolvimento da coordenação e transtornos de aprendizagem verbais e não-verbais (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia).

O que fazer se meu filho nasceu prematuro?

Até os 3 anos essa criança precisa de um acompanhamento de um médico neuropediatra sistematicamente para verificar como se dará o seu desenvolvimento cerebral.

Mas passando dessa fase, quando a maioria das pessoas acaba “relaxando” das questões ligadas a prematuridade é que devemos olhar com mais atenção, pois é entrando na etapa pré-escolar, que a criança precisa ser acompanhada de perto pelo ponto de vista da aprendizagem comparada a outras crianças da mesma faixa etária.

Portanto quando a criança chega para ser matriculada na creche ou na escola é necessário que se façam observações quanto a este ponto e muitas vezes os pais não sabem da importância de comunicar isso e muitas escolas não se atentam a esse ponto, mas cabe a instituição abordar questões da gestação para entender o funcionamento e as dificuldades de seus alunos mais a fundo.

Por fim, se o seu bebê é prematuro, não se limite ao acompanhamento apenas ao pediatra. O neuropediatra é fundamental para o bom desenvolvimento dessa criança. 

Deixe um comentário

dezessete + quatro =

PROCURANDO ALGUM TEMA?

CATEGORIAS

NEURODESENVOLVIMENTO

Aqui iremos falar tanto do desenvolvimento esperado quanto daquele que já tem algum atraso e pode ser sinal de alerta para procurar ajuda profissional.

APRENDIZAGEM

Como as crianças aprendem é algo muito estudado atualmente e hoje sabemos q diversos fatores podem afetar a aprendizagem dos pequenos.

AUTISMO

Atualmente um tema com muita repercussão, mas que ainda gera muitas dúvidas, abordaremos este tema com carinho.

COMPORTAMENTO

Falaremos de tudo o que envolve o comportamento dos pequenos, desde sua personalidade, temperamento, até birras, bullying e outros temas relacionados.

Andrea Luccas - Neuras da Mamãe

ANDREA LUCCAS

CRP: 06/99643​

Thais Peleias - Neuras da Mamãe

THAIS PELEIAS​

CRP: 06/100880​

E-BOOK DO BLOG

Fique ligado, em breve estará disponível nosso E-book, criado com muito carinho, tratando de assuntos relacionados ao nosso blog.

CONTATO

Entre em contato conosco por e-mail ou, se preferir, encaminhe uma mensagem, preenchendo o formulário abaixo:

2019 – Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido pela empresa Klick Saudável
Sites para Profissionais da Saúde