Neuras da Mamãe - Blog

Você sabia que podemos confundir TDAH com bipolaridade?

Já recebemos muitas vezes crianças para avaliação no consultório onde os pais percebiam sintomas de TDAH e no contato com a escola, também percebemos relatos voltados a esse transtorno. Mas no decorrer da avaliação tinham alguns pontos que intrigavam ou que chegavam a nos deixar com a pulga atrás da orelha: essa criança tem perfil de transtorno bipolar.

Para nós que trabalhamos com hipóteses diagnósticas na infância, ser assertivas na finalização de um laudo neuropsicológico é fundamental, afinal o tratamento de uma criança com TDAH não é o mesmo de uma criança Bipolar.

Apesar das semelhanças, os dois transtornos são diferentes e devemos estar conscientes dos pontos a observar:

NO TDAH

A criança é regularmente agitada, diariamente e sem precisar de motivos para tal comportamento.

Ela demora a pegar no sono, pode ter muitos despertares noturnos e acorda já cansada, como se não tivesse dormido.

A irritabilidade do TDAH fica mais evidente quando ele precisa esperar, quando se frustra ou quando está apressado para finalizar algo e é interrompido.

Tende a iniciar a vida escolar com problemas de linguagem, de leitura e escrita, é claramente um transtorno de DÉFICIT DE ATENÇÃO, também tem prejuízos em matemática e em executar tarefas.

NO BIPOLAR

A agitação dessa criança é instável, com dias de extrema atividade motora, impulsividade e inconveniência e outros em quietude, onde ela chega até a recusar atividades.

Para quem divide a casa com eles, as madrugadas são exaustivas já que não querem dormir, e se deixar passam a noite acordados, e acordam sem dificuldades, prontas para assumirem suas atividades do dia.

A irritabilidade é espontânea, sem motivos, ele já pode acordar mal-humorado e passa o dia irritado, com oscilações involuntárias (e sem motivos) de humor.

Sem levar em conta comorbidades que podem estar associadas, a bipolaridade não afeta a linguagem e a aprendizagem, é um transtorno típico de HUMOR.

Há uma sexualidade exacerbada e precoce, onde a criança quer se vestir com roupas que não tem relação com a idade, como se fosse um adolescente.

São manipuladores, ciumentos, e com dificuldades de controlar desejos e se não atendidos tendem a ficar extremamente nervosos e agressivos.

Sempre falamos muito do TDAH, mas o que preciso saber sobre Transtorno Bipolar?

O transtorno bipolar é menos divulgado, menos falado, pois, a porcentagem de crianças que apresentam o transtorno é muito pequena quando comparada ao TDAH.

Em 80% dos casos são genéticos, mas precisamos também avaliar o ambiente em que a criança se desenvolve, pois, casos de abandono, ou lares extremante rígidos e de pouca afetividade são propícios ao desenvolvimento do transtorno.

É muito importante que se faça o diagnóstico de forma correta, pois a bipolaridade interfere no relacionamento social e afetivo desde a infância, podendo trazer graves prejuízos se não tratada.

Os sintomas podem ser percebidos, antes dos 5 anos por conta de sua irritabilidade excessiva, oscilações de humor, com dias de euforia e agitação e outros depressiva, retraída e de uma hora para outra muda de comportamento e de “sentimento”.

E por algumas vezes podemos escutar dos pais “não sei porque essa criança é tão irritada”.

A hipersexualidade precoce é um fator marcante onde em certos casos, além das roupas inadequadas para a idade, a criança pode chegar a ter olhares insinuantes.

Tendem a ter manias de grandeza, e se achar melhor do que os outros, sem aceitar opiniões e ordens inclusive de adultos e figuras de autoridade.

O que devo fazer se percebo que meu filho pode ter esse transtorno?

O tratamento para este tipo de transtorno, é multidisciplinar com profissionais ligados ao humor, como psicólogos e psiquiatras. Portanto se você nota algum destes sintomas busque ajuda profissional.

Também é importante lembrar que não é impossível que a criança apresente os dois transtornos ao mesmo tempo, ou seja, eles podem ser comorbidade.

Deixe um comentário

6 + um =

PROCURANDO ALGUM TEMA?

CATEGORIAS

NEURODESENVOLVIMENTO

Aqui iremos falar tanto do desenvolvimento esperado quanto daquele que já tem algum atraso e pode ser sinal de alerta para procurar ajuda profissional.

APRENDIZAGEM

Como as crianças aprendem é algo muito estudado atualmente e hoje sabemos q diversos fatores podem afetar a aprendizagem dos pequenos.

AUTISMO

Atualmente um tema com muita repercussão, mas que ainda gera muitas dúvidas, abordaremos este tema com carinho.

COMPORTAMENTO

Falaremos de tudo o que envolve o comportamento dos pequenos, desde sua personalidade, temperamento, até birras, bullying e outros temas relacionados.

Andrea Luccas - Neuras da Mamãe

ANDREA LUCCAS

CRP: 06/99643​

Thais Peleias - Neuras da Mamãe

THAIS PELEIAS​

CRP: 06/100880​

E-BOOK DO BLOG

Fique ligado, em breve estará disponível nosso E-book, criado com muito carinho, tratando de assuntos relacionados ao nosso blog.

CONTATO

Entre em contato conosco por e-mail ou, se preferir, encaminhe uma mensagem, preenchendo o formulário abaixo:

2019 – Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido pela empresa Klick Saudável
Sites para Profissionais da Saúde