Neuras da Mamãe - Blog

Mas afinal, o que é Deficiência Intelectual?

Resolvemos escrever um pouco sobre este tema, pois percebemos que poucos falam sobre isso e há grandes dúvidas e angústias quando um filho recebe este diagnóstico. Afinal, o que é Deficiência Intelectual (DI)?

É um Transtorno de Desenvolvimento e uma condição que geralmente, já nasce com o sujeito, a qual leva a prejuízos intelectuais e adaptativos. Os comportamentos ou habilidades adaptativas são aquelas que nos permitem nos ajustar ou nos acomodar em situações, como convívio social, realização de tarefas do dia-a-dia, viver e conviver em sociedade, entre outros.

O ideal é nunca ficar com a dúvida sobre algum tipo de transtorno, mas partir para a certeza do diagnóstico, para que as providências frente ao que está acontecendo com seu filho sejam tomadas. Para que isso aconteça, os responsáveis devem buscar um profissional de saúde especializado, afinal, cada pessoa tem sua história e suas peculiaridades que devem ser investigadas, antes de concluir se há deficiência intelectual.

Sob o ponto de vista neuropsicológico, caracteriza-se deficiente intelectual aquele que tem o QI (quociente de inteligência) menor do que 70 e que tem prejuízos significativos no que chamamos de habilidades adaptativas, que são: comunicação, autonomia, socialização, motricidade e comportamento.

QI é a sigla de Quociente de Inteligência, mas para falar de maneira menos científica,  podemos dizer que é a medida da capacidade do cérebro de uma pessoa, onde avaliamos raciocínio lógico, matemático, compreensão do significado de palavras, informações que vamos adquirindo ao logo da vida, entre outras funções.

Hoje, usamos um conceito conhecido como neuroplasticidade, que nada mais é do que a capacidade que o cérebro tem de ser modificado ao longo da nossa vida, sofrendo mudanças de acordo aos aprendizados e experiências que vamos vivendo. Ao medirmos o QI, isso é levado em consideração, assim sempre comparamos os resultados obtidos na testagem de alguém com pessoas da mesma faixa etária e até escolaridade.

O que causa Deficiência Intelectual?

Não há apenas uma causa para esse tipo de transtorno, ele geralmente nasce com a criança, mas há outras situações, onde a Deficiência Intelectual pode vir como sequela de alguma lesão (acidente, paralisia cerebral, falta de oxigenação no cérebro), ou alguma doença que afeta diretamente o cérebro (epilepsia, meningite), problema ocorrido durante ou após o parto ou ainda por fatores genéticos, como alguma síndrome.

Há como prevenir a deficiência intelectual?

Algo que muitos pais e mães não sabem é que se deve evitar exposição ao mercúrio (presente no peixe), pois este pode simbolizar um perigo iminente ao feto, em se tratando do período da gravidez, a exemplo disso, alguns médicos não recomendam o consumo de comida japonesa durante a gestação.

Entretanto, após o nascimento, é aconselhável que a criança não consuma peixes ricos em mercúrio e este cuidado deve ser tomado também com a mãe que amamenta seu bebê no seio.

Seguir as orientações pediátricas, também é outra ação preventiva, assim como as vacinas indicadas pelo profissional, pois há doenças que são evitadas com a vacinação que se a criança contrair podem causar deficiência Intelectual.

Quais os sinais indicativos de deficiência intelectual?

A condição de DI, ou do sujeito que tem deficiência intelectual, na maioria das vezes, já nascem com a criança e os sinais aparecem desde a infância, nos primeiros marcos do desenvolvimento, onde este sujeito, já desde bebê apresenta certos atrasos no desenvolvimento psicomotor, ou seja, este bebê já vai apresentar atraso, ao segurar a cabeça, sustentar o tronco, rolar, emitir sons, engatinhar, andar etc.

Para identificar DI, precisamos ficar atentos a pequenos sinais de comportamento, deficientes intelectuais são extremamente dependentes dos outros e não conseguem resolver pequenos problemas do cotidiano, sem que haja interferência de alguém próximo.

Eles têm dificuldade de abstração, ou seja, não conseguem usar o que aprenderam em outros lugares, apenas copiam, imitam, mas não conseguem criar e adaptar nada sozinhos.

Atrasos de desenvolvimento global, como atrasos de linguagem e um comportamento infantilizado e abaixo do esperado (para aquela idade), o que causa problemas de relacionamento social, já que eles não se adaptam as conversas e ao nível de interesse das crianças da mesma idade.

O processo cognitivo é mais lento para alfabetização e para aprender os conteúdos da escola, tendem a ter dificuldades acadêmicas severas.

Além de suas atividades de vida diária não serem feitas de maneira adequada, pois não conseguem escovar os dentes de maneira apropriada, usar o banheiro, tomar banho, se trocar sozinhos, preparar uma refeição (de acordo ao esperado para a idade).

São muito ingênuos e não entendem algumas situações do cotidiano, justamente por não esperarem a maldade dos outros

Sujeitos com DI, tendem a estar mais propícios a ter crises epiléticas, problemas severos de aprendizagem, ou serem portadores de síndromes genéticas.

A Deficiência Intelectual pode vir acompanhada de outros transtornos como TDAH, Autismo, TOD, síndrome de down, paralisia cerebral, etc.

Há níveis de intensidade de DI?

A deficiência intelectual, assim como os outros transtornos tem níveis de intensidade. Podemos medir a deficiência intelectual através da medida de QI (explicada no início deste texto). Quando o QI é entre 55-70 é classificado como leve, moderada com 40-55, severa com 20-40 e profundo quando é menor de 20.

Os casos mais severos de DI, geralmente são mais fáceis de serem percebidos, mas é nos mais leves que temos maiores dificuldades de reconhecer que há comprometimento. E como sempre dizemos aqui, o quanto antes uma criança com transtornos for diagnóstica e estimulada de forma adequada, melhores serão os resultados e menos impactos a mesma terá em sua vida.

É importante dizer que a DI não aparece em nenhum exame, como tomografias, ressonância ou qualquer outro tipo. A única forma de chegar a um diagnóstico é através de investigação clínica junto com uma avaliação neuropsicológica. Portanto, procure um profissional adequado, caso você desconfie que seu filho apresenta algum dos pontos levantados neste texto.

Deixe um comentário

14 − quatro =

PROCURANDO ALGUM TEMA?

CATEGORIAS

NEURODESENVOLVIMENTO

Aqui iremos falar tanto do desenvolvimento esperado quanto daquele que já tem algum atraso e pode ser sinal de alerta para procurar ajuda profissional.

APRENDIZAGEM

Como as crianças aprendem é algo muito estudado atualmente e hoje sabemos q diversos fatores podem afetar a aprendizagem dos pequenos.

AUTISMO

Atualmente um tema com muita repercussão, mas que ainda gera muitas dúvidas, abordaremos este tema com carinho.

COMPORTAMENTO

Falaremos de tudo o que envolve o comportamento dos pequenos, desde sua personalidade, temperamento, até birras, bullying e outros temas relacionados.

Andrea Luccas - Neuras da Mamãe

ANDREA LUCCAS

CRP: 06/99643​

Thais Peleias - Neuras da Mamãe

THAIS PELEIAS​

CRP: 06/100880​

E-BOOK DO BLOG

Fique ligado, em breve estará disponível nosso E-book, criado com muito carinho, tratando de assuntos relacionados ao nosso blog.

CONTATO

Entre em contato conosco por e-mail ou, se preferir, encaminhe uma mensagem, preenchendo o formulário abaixo:

2019 – Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido pela empresa Klick Saudável
Sites para Profissionais da Saúde