Neuras da Mamãe - Blog

O que significa a nota APGAR?

Muitos pais não sabem, mas é extremamente importante observar o bebê desde seu nascimento, inclusive, existem sinais que são avaliados no bebê logo que ele nasce e essa avaliação é até registrada na carteirinha da maternidade, a mesma recebe o nome de Nota Apgar, essa avaliação nos ajuda a saber de forma imediata se o bebê possui algum problema e se ele necessitará de cuidados especiais imediatamente, porém ela também é importante para muitas vezes compreendermos alguns problemas que podem surgir ao longo da vida.

Essa nota é composta de 5 subtestes que fazem parte da Escala Apgar, onde é avaliada: Aparência do bebê (cor), Pulsão (frequência cardíaca), Gestos ou expressão fácil (reflexos), Atividade (tônus muscular) e Respiração.

A pontuação que o recém-nascido recebe varia de 0, 1 ou 2 em cada item para depois termos um total de 10 pontos, essa avaliação é feita 1 minuto após o nascimento e depois novamente 5 minutos após o nascimento. Por isso nos cartões de nascimento que os pais recebem, a nota Apgar geralmente está com dois números, separados por barras ou traços – ex: 10/9 ou 10-9.

Uma pontuação que seja de 7 a 10 nos 5 minutos após o nascimento indica que o bebê está em uma condição boa à excelente, mas uma pontuação que esteja de 5 a 7 indica que o bebê está em uma condição em que necessita de ajuda para começar a respirar e uma pontuação abaixo de 4 indica que o bebê necessita ser salvo imediatamente.

Há situações em que as condições de nascimento iniciais são extremamente importantes, por exemplo se o recém-nascido necessitou de ressuscitação nos primeiros minutos e o mesmo venha a obter uma nota maior do que 4, nos 5 minutos após o nascimento a probabilidade de não haverem dano a longo prazo é maior.

Geralmente a segunda nota (após 5 minutos), é melhor do que a primeira, já que o bebê se recupera do stress do parto. As anotações são registradas na carteirinha do recém-nascido, e deve ser entregue aos pais, logo após o nascimento ou na alta do hospital. Esta deve ser levada a primeira consulta ao pediatra e também costuma ser solicitada na entrevista inicial (anamnese) das avaliações neuropsicológicas.

Saiba como são dadas as notas referentes a cada um dos cinco aspectos analisados pelo sistema de Apgar:

Caso a Aparência do bebe, apresente uma coloração pálida ou azul-acinzentada, a nota é 0. Se o corpo tem uma coloração rosada, mas azulada nos pés ou mãos, a nota é 1. E recebe a nota máxima (2), se tem coloração rosada em todo o corpo.

Na sua Pulsação, quando não há batimento cardíaco, nota 0. Se há batimentos inferiores a 100 por minuto, sua nota é 1. E caso os batimentos, são superiores a 100 por minuto, recebe a nota máxima que é 2.

Quando avaliam a Gesticulação um bebê flácido, sem força ou movimentos, tem nota 0. Caso dobre os dedos e movimente os braços ou pernas, a nota é 1. Mas o esperado é que se movimente ativamente, para receber a nota 2

Sobre a Atividade recebe nota 0, se não responde a estímulos. Nota 1, se apresenta caretas quando estimulado. E a nota máxima, de 2, se chora vigorosamente, tosse ou espirra.

Na Respiração, caso o bebê não respire, nota 0. Se apresenta choro fraco com respiração irregular, sua nota é 1. Bebês com choro forte com respiração regular, recebem nota 2.

A nota de Apgar do meu bebê foi boa?

Entenda:

8 a 10: ótimo estado de saúde, sem necessidade de cuidados extras.

5 a 7: estado regular, e pode haver necessidade de uso de aparelhos para respiração através de oxigênio ou com massagem feita pelo(a) médico(a).

Abaixo de 5: o bebê exige cuidados médicos especiais.

**Esta é uma pequena demonstração do conteúdo que será encontrado no e-book, que irá conter algumas informações sobre o neurodesenvolvimento dos pequenos de forma clara e objetiva para que vocês, pais e mães possam entender melhor o que esperar de cada fase do desenvolvimento deles, este será o primeiro de muitos e-book’s que estamos planejando carinhosamente.

Deixe um comentário

20 − 5 =

PROCURANDO ALGUM TEMA?

CATEGORIAS

NEURODESENVOLVIMENTO

Aqui iremos falar tanto do desenvolvimento esperado quanto daquele que já tem algum atraso e pode ser sinal de alerta para procurar ajuda profissional.

APRENDIZAGEM

Como as crianças aprendem é algo muito estudado atualmente e hoje sabemos q diversos fatores podem afetar a aprendizagem dos pequenos.

AUTISMO

Atualmente um tema com muita repercussão, mas que ainda gera muitas dúvidas, abordaremos este tema com carinho.

COMPORTAMENTO

Falaremos de tudo o que envolve o comportamento dos pequenos, desde sua personalidade, temperamento, até birras, bullying e outros temas relacionados.

Andrea Luccas - Neuras da Mamãe

ANDREA LUCCAS

CRP: 06/99643​

Thais Peleias - Neuras da Mamãe

THAIS PELEIAS​

CRP: 06/100880​

E-BOOK DO BLOG

Fique ligado, em breve estará disponível nosso E-book, criado com muito carinho, tratando de assuntos relacionados ao nosso blog.

CONTATO

Entre em contato conosco por e-mail ou, se preferir, encaminhe uma mensagem, preenchendo o formulário abaixo:

2019 – Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido pela empresa Klick Saudável
Sites para Profissionais da Saúde